sexta-feira, 24 de abril de 2009

Eu e os pincéis, os pincéis e eu – pequeno inventário sobre estes grandes amigos

Pessoal, resolvi fazer um post falando sobre pincéis, sobre minha experiência pessoal com eles e minha opinião mega pessoal sobre o assunto.

Fase 1: Mamãe, tô nem aí. No começo, quando eu nem tchuns pra make, usava os aplicadores que vinham nos estojos (Boticário e Natura) e tava bom demais, achava que estava ótimo.

Fase 2: O despertar. Aí comecei a reparar um pouquinho (só um pouquinho mesmo) mais em makes e comecei a ver que não conseguia fazer coisas que via por aí com as esponjinhas das sombras, por exemplo. Aí eu quis um kit da Natura, que vinha um pincel de blush, um de sombra, com ponta quadrada, um esponjinha e um de lábios. Pelo que me lembro, eram esses. Por muito tempo foi isso que eu usei.

Fase 3: O caminhar. No ano passado eu comecei a ler mais sobre makes e comecei a ver que não era normal os pincéis darem a sensação de arranhar a pele. Daí comecei a pesquisar sobre pincéis e fui na Audrey com minha mega amiga Débora (Ô SAUDADEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!), decidida a comprar alguns. Vendo os preços dos avulsos, notei que compensava bem mais comprar um kit. Lóooooogiccccooooo que eu fiquei de zóião naqueles kits mega enormes, né, porque nóis é pobre, mas não é tonta, mas o preço e o fato de eu não saber, na época, para que servia a maioria dos pincéis, me impediram. Fiquei com o maravilhoso kit Vanish Pocket da Klass Vough, que mega recomendo. Nossa, hein, que alegria! Macião, os dois de sombra mega deram conta da minha excursão inicial no mundo das makes, lindos. Não abro mão deles, viu, gente. Além de macios são leves, cabem num estojinho (que vem junto) que vai de boa na bolsa e, pra quem se maquia perto do espelho é tudo, pelo cabo curto – além de levíssimo.

Fase 4: Mamãe, deixa eu voar. Esta é a fase na qual me encontro. Ela começou quando eu comecei a achar que o pincel de blush que eu tinha, do Kit Vanish Pocket, não estava dando conta. Fui e comprei um pincel de blush KV, o nº1 da coleção Dark Brown. Na mesma ocasião comprei o chanfrado da linha, o nº11. Amei demais, demais. Aí comecei a ver que estava duro de passar blushes pigmentados – um vício em blush que tá louco – e fui desesperada atrás de algum pincel que desse aspecto mais suave aos blushes pigmentados. O mais recomendado foi o 187 da MAC – feito de cerdas naturais, as pretas, que dão sustentação pras cerdas brancas mais longas, sintéticas. Comprei. Coisa fabulosa, nem dá pra descrever. Aí, satisfeita com os meus de blush, comecei a querer os de sombra, pra fazer desenhos mais legais nos olhos, esfumar mais legal, etc. Fui e comprei pra ver o do Boticário, chanfrado. Gente, ele soltou um água castanha nas duas primeiras lavagens. Ok. Agora tô doida por tudo que é pincel de olho, quero um nota mil de esfumar, quero os curtos, os longos, os de delinear, enfim. Todos. Também quero uns de blush de formato diferente, sobretudo chanfrado. Meu objeto de desejo, agora, é um kit mais completo, coisa de suas 20 peças.

O que podemos concluir com esse livrinho sobre minhas fases? Que quanto mais a gente testa, a gente tenta, a gente estuda uma coisa, mais sente falta de ferramentas de trabalho mais adaptadas. Faz falta, gente.

Agora, minhas humildes recomendações:

Pra quem está no começo de tudo, recomendo que use os aplicadores dos próprios produtos, caso sejam Boticário ou Natura (são os melhores aplicadores que eu já vi). Caso sejam aqueles produtos cujo pincel de esponja esfarela na primeira passada na sombra e cujo pincel de blush parece um tufo de pêlo duro, aí não tem jeito, tem que comprar. Em geral, as esponjinhas dos pós dão conta. Então, seria preciso comprar um pincel de blush, e dois de sombra, um que dê pra passar e outro que dê para fazer o côncavo: um pincel cheinho (que passa a sombra e esfuma) e um chanfrado.

A partir daí você pode ir adquirindo os pincéis que achar necessários, mas pense bastante antes de sair comprando e veja que, em geral, comprar um kit costuma sair mais em conta do que comprar todos separados. Aí é ver se está sem grana pro kit, e tem que ir comprando aos poucos ou se dá pra segurar uns meses e guardar dindin pro kit.

É importante observar que passar pó com pincel dá um aspecto bem mais natural do que com esponjinha, que deixa o aspecto muitas vezes chapado.

No que se refere ao blush, procure comprar um que seja do tamanho da sua maçã do rosto, para não ficar aquela coisa esparramada demais. É legal limpar o pincel e esfumar depois da aplicação. Com o tempo um pincel chanfrado pros contornos pode ser interessante mas, nem de longe considero indispensável para amadoras (nós).

Para sombra, é legal o pincel de passar sombra, o chanfrado e o de esfumar. O chanfrado permitirá que você aplique sombras molhadas como delineador, Paint Pot como delineador e coisas assim, e também permite que você passe sombra na parte de baixo dos olhos, rente à raiz dos cílios, além de marcar o côncavo. Os outros dois pincéis servem para aplicar o produto e esfumar duas ou mais cores. Além disso tem os com pêlos mais longos, os mais curtos, tudo depende do efeito que você deseja.

O pincel de base é amado por uns, odiado por outros, dispensável para terceiros… eu nunca usei, mas vou comprar sim. O 187, ainda não rolou coragem de meter numa base. Sorry. Mas em breve devo fazê-lo.

A partir daí, os outros pincéis dependem dos produtos que você tem. Tem o pincel leque ou fun para aplicar iluminador. Adoro, também, para aplicar pó debaixo dos olhos antes de usar sombra escura e depois varrer esse pó, evitando manchas. Caso você esteja passando sombra e caia nessa região das olheiras, ao invés de passar o dedão, que arrisca manchar, passe o pincel leque que tira os pozinhos sem deixar rastros.

No que se refere à manutenção dos pincéis, eles devem ser lavados com certa frequência. No caso de pincéis de rosto, como pó e blush, você pode lavar a cada mês. Os pincéis de lábios, base e qualquer outro que vá em produtos líquidos e pastosos, devem ser lavados a cada uso. Os pincéis de sombra podem ser lavados de acordo com o uso. Dependendo da cor, se você usa cores variadas, vai notar a necessidade de lavar a cada uso, já que os resquícios de uma cor usada numa aplicação podem interferir na cor utilizada na aplicação seguinte. Existem produtos específicos para lavar pincéis, como o da MAC. Eu uso shampoo Johnson’s mesmo e é ótimo. Aplique bem pouco na mão e esfregue as cerdas na palma da mão suavemente até sair todo o produto, com o cuidado de molhar o cabo o menos possível. Depois enxagúe bem, remova o excesso de água, enxugue o cabo com toalha e deixe eles secando sobre uma toalha felpuda. Os de sombra costumam levar meio dia para secar, os mais densos 1 dia e os densos de cerdas naturais já chegaram a levar 1 dia e meio para mim. Tome o cuidado de deixar os pincéis secarem bem antes de guardá-los para não correr o risco de mofarem, ok? Eu já usei lenços de limpar bumbum de bebê para limpar pincéis de sombras entre um uso e outro, mas não sei se isso é bom, não sei mesmo, então parei.

Pincéis de cerdas naturais são mais caros, mas são mais macios e duram (vários) anos, sem deformar. Os de cerda sintética costumam ser mais em conta, podem deformar e têm vida útil mais curta. Porém, para aplicar determinados produtos, como os líquidos e pastosos, o ideal é o pincel de cerdas sintéticas.

Mas quanto devo investir em pincéis? Aqui vai do bolso de cada colega, em primeiro lugar. Tem gente que quer muito e não pode, tem gente que nem quer tanto e pode. Então varia. Depois, varia de acordo com o uso. Se você só usa make em baladas raras, em festas raras, não acho que compense gastar muito, melhor ficar com os basicões. Já se você usa make todos os dias ou quase todos os dias, vale a pena investir sim. Pra quem se maquia quase todos os dias, até os kits mais carinhos compensam, pois é um instrumento muito usado. Pelo menos eu penso assim, sabe, vale a pena gastar, é algo que vai na pele do seu rosto, mas já que gastou, tem que usar. Comprar e largar, comprar sem necessidade, tô fora, né, people.

Acho que condensei todas as informações que tenho – de maneira geral - sobre pincéis neste post! Qualquer coisa me escrevam, deixem comentários, e-mail, etc, etc, etc.

Super bj!

ATUALIZANDO (janeiro de 2010): Hoje trabalhando como profissional, tenho pincéis de uso profissional e os de uso pessoa, totalizam quase 100 pincéis - a gente vai comprando, vai ganhando - e eu adoro ter vários pra mesma função pro uso profissa porque, por mais que a gente possa limpar e usar em várias pessoas num mesmo trabalho, muitas vezes a correria é tanta que não dá tempo. Amo pincéis, essas ferramentas de trabalho tudo de bom! E é aquilo: medir sua necessidade na hora de comprar!

12 comentários:

  1. Adoreiii suas dicas são esclarecedoras. Um beijão

    ResponderExcluir
  2. Criiiis, que post per-fei-to!

    Calma lá, vamos por partes que eu tenho trocentas coisas pra comentar rs.

    Primeiro, rachei de rir de saber, através do link pro post do kit de pincéis Klass Vough, que você também era viciada em cremes (eu ainda sou - tô sempre querendo experimentar uns novos rs). Ainda continua no vício dos cremes, colega? kkkkkkkkk

    Segundo... maravilha, maravilha, maravilha de post, Cris!

    Lembrei de você hoje, quando fui á farmácia acompanhando minha mãe. Enquanto ela media pressão e fazia outras coisas lá, eu aproveitei pra xeretar a maquiagem que eles vendiam lá. Fui reto atrás de pincéis para pó, e achei apenas alguns da Pró-Art (não conheço a marca, e você?): um pincel "leque" - que eu acho dispensável pra mim por enquanto, um de sombra e um chanfrado. Mas não comprei o de sombra porque queria saber antes se você ou alguém já ouviu falar da Pró-Art.

    Só carrego na make de fim de semana,e ainda assim, nem é pra sair de casa - detesto, acredita? kkkk. Então, uso o basicão durante a semana no trabalho: pó, sombra neutra, rímel e delineador (não necessariamente tudo isso junto reunido ao mesmo tempo kkkk). Por isso, acho que pra minm aquele kit de pincéis da Natura seria um bom começo, o que cê acha? Tô enrolando pra comprar por causa do preço (eu acho tudo caro, porco cane, maledeto!).

    Tá... comentei demais, né? Mas é que você faz a gente ter vontade de comentar e comentar sem parar kkkkk

    Beijão, Cris!

    ResponderExcluir
  3. Adendo: (sim, eu falo pelos cotovelos... ou digito pelos cotovelos kkkkk)

    Lembrei do comentário mais importante que eu queria fazer, pô! kkkkk Como eu pude me esquecer?

    Queria dizer que as esponjinhas de pó devem ter se reunido no Dia das Esponjinhas de Pó e declarado guerra contra a minha pessoa. Não tem UMA que se salvou na minha mão, sempre esfarela, SEMPRE! Ok, só conheço os pós da Avon... mas eu vejo meninas trocarem o refil do pó e nem precisarem trocar a esponja. Quero um pincel, já rs.

    Por enquanto, tô me virando com aquele pincel... (dá até vergonha de falar), aqueeeeeele sabe, que vem no kitizinho chinfrim da Avon kkkkkkkkkkkkkkkk.... O mais "grossinho" (se é que dá pra chamar aquele troço de "grosso").

    Ai... pronto, falay rs

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelo selinho Cris!
    Assim que eu conseguir diminuir o ritmo eu post no meu blog!
    bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post!!

    Vc deu dicas pra quem pode gastar e pra quem não pode.

    Eu passei pela fase 1 hahahaha. Horror!!

    Agora estou entre a 2 e a 3. Não estou nos do Boti, mas não estou nos KV. Estou nos medianos. Basicare, Ariana etc

    Com certeza quero comprar uma coisa melhor. Concordo com vc que vale a pena, mas não estou morrendo de pressa, pq os que tenho dão bem conta do recado. Não vou sair correndo agora pra comprar, mas assim que for à Audrey, pretendo trazer um bom kit para mim. Acho tbém que vale a pena.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rayssa!!! Q bom q gostou! :o)

    Lu, Creme é td na vida de um ser humano perfumado. Já tive vício feio, no começo deste blog era só creme, mas só uma pequena parcela! Pró-Art o povo usa bastante. Eu tive um de olho q achei meio duro. Mas não sei, tem q testar! Muita gente gosta. Testa Prada tb.
    Lu, morri com o caso do pincel da Avon rssss. Passar pó com pincel dá um aspecto mais natural na make, sobretudo após a base!

    Van, acho q vc tá certinho, e vai pensando em guardar dindin e comprar o kit, pq 10 reais por mês, em 1 mês, dá um beeeeelo kit!

    Bs girlssssssss!!!!! :o)

    ResponderExcluir
  7. Oi cris.
    Faço ainda não.
    tou programando pra fazer ano que vem.
    Eu sou formado em Estilismo pelo Senac.
    E atuo na area de produção de moda e stylist.
    ;]

    e vc?
    1abraço

    ResponderExcluir
  8. Pois é, andei meio sumida pois meu noivo operou e fiquei com ele no hospital, mas agora já está em casa e eu cuidando dele...
    Brigadinha pelo selinho, vou precisar de dicas de como ou onde publicar, pois ainda apanho do meu blog rsrsrssrsr.

    Eu nunca fui viciada em Maquiagem antes de MK. Agora que comprei o livro de dicas de Maquiagens da Mary Kay e fiz alguns cursinhos, posso afirmar que não vivo mais sem pincéis!!! heheheh
    Quanto aos cremes, eu nem ligava muito, mas daí vieram os 30 anos e tudo mudou, a pele pede cuidados, e agora não vivo sem os cuidados para pele!
    Não apenas rosto, mas corpo todo pois a gravidade não perdoa, por isso acabei ficando mais seletiva no que uso e deixo o trabalho do "perfumada" como uma cobertura de bolo, por conta das colônias corporais, e perfumes.
    Amei suas dicas!
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Por falar em pincéis alguém tem alguma notícia dos novos do Duda Molinos? Será que vão sair muito caro? Tive uma idéia por aqui, vou comprar um porquinho e juntar $$$$ pra comprar um kit de pincéis decentes hahahahahahhaha, vamos ver se eu tomo vergonha na cara!!!
    Eu ainda uso um kit da Natura e eram bons quando eu comprei, mas hoje soltam pelinhos e não são mais tão macios.

    ResponderExcluir
  10. Rê, ainda bem q deu td certo, melhoras pro seu noivo!
    Cuidados pra pele e pinceis são tudooooooooo!!!!!!!!!!! kkkkkkk

    Sá, amiga, ainda não cairam no mercado, deve ser mês q vem.

    Bjssssssss.

    ResponderExcluir
  11. Crisss... esses produtinhos são tudo mesmo né?!
    Esses foram meus primeiros MAC, fora PIGs.... estou in loveeee com todossss!!!!!
    Vc fala do blush da MAC o Plum Foolery, ne?! Amanhã vou a um casamento e devo usá-lo, talvez até misture um pouco do Pink Leopard junto pra ver no que dá... rsrsrs
    Vou tirar foto e posto no blog!!!
    Bjusss

    ResponderExcluir
  12. Eu mega recomendo os da Klass Vough...Porém o único lugar que vejo vender em Sampa é na Liberdade...Bjsss

    ResponderExcluir