sábado, 4 de abril de 2009

Sessão Pipoca 7: Leões e Cordeiros

 

1

Lions for Lambs (Leões e Cordeiros, em português) é um fime de Mattew Michael  Carnahan (The Kingdom), com direção de Robert Redford.

A trama se desenvolve a partir do desenrolar de três histórias que possuem pontos de intersecção e ocorrem durante uma hora, concomitantemente.

Redford, além de assinar a direção, também atua no filme, fazendo o papel de Malley, um professor de Ciência Política da Universidade da Califórnia que marca uma reunião com seu aluno, vivido por Andrew Garfield para falar sobre suas faltas na aula, afinal, havia começado com tanto entusiasmo e brilhantismo para, agora, desanimar de tal maneira. Corta. Meryl Streep vive uma jornalista experiente, Janine Roth, que consegue uma entrevista de uma hora com o senador republicano Jasper Irving, vivido por Tom Cruise, que defende com unhas e dentes a permanência das tropas americanas no Afeganistão. Corta. Ernest (Michael Peña) e Arian (Derek Luke) foram alunos do professor Malley e agora lutam no Afeganistão.

O filme não é uma super-produção com efeitos especiais de guerra, nada disso. Trata-se de um filme com vários diálogos ricos, um filme que faz pensar. São retratados alguns atores políticos e da sociedade civil, como o político, a mídia, a universidade, os estudantes de classe mais privilegiada e os de classe menos privilegiada. Trata-se de um filme que traz mais questões do que respostas, ou seja, efetivamente faz pensar. Criticar a política e alienar-se é fácil. Difícil é pensar de maneira crítica e cumprir seu papel na luta por uma sociedade melhor, em aspectos que vão além de seu próprio umbigo.

Se você não espera filmes mastigadinhos e comerciais demais, que fazem apenas aquele jogo mocinho-bandido, se você gosta de pensar um pouco, sobretudo no aspecto político da guerra e do efeito do 11 de setembro na sociedade americana e em como os diversos atores lidaram e têm lidado com a questão, você vai gostar do filme.

Realmente, mega recomendado.

Bjs mil!

 

4 comentários:

  1. Que legal que vc postou esse filme, porque eu estava muito a fim de ver.

    Gosto de filmes assim, sem mega efeitos especiais e o caramba.

    Eu ando com preguiça de ir ao cinema, vi muitos filmes ruins seguidos e desanimei. Até aqueles filmes que falavam ser super bons, odiei, aí parei de ir. E locadora não costumo frequentar. Espero passar no Telecine. Acho que esse aí já tá na hora de passar.


    Queria ver por causa da Meryl Streep. Acho essa mulher linda, divina, invejável. Mas pelo que você disse, a história também deu vontade de ver.

    O Robert Redford tá bem velho já, né? Mas ele já foi --pra usar uma expressão da época em que ele era gato-- um pedação de mau caminho..rs

    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci de responder do curvex.
    É da Basicare. Comprei por 12 na Ikesaki (Na epocacosmeticos.com.br tá 20)
    É bom, viu. Deixa os cílios bem onduladinhos para cima, levantado. Não é nada fora do normal, mas faz diferença, sim.Só não estou conseguindo curvar o canto externo do olho direito, mas ou deve ser "defeito" do meu cílio ou meu mesmo..rs

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é muito bom, Van. Depois me conta o q achou. Redford está com idade sim, mas o problema é q parece q ele fez uma dentaura errada, olha como tá o dente dele no filme, estranho.

    O curvez baby de canto de olho Shu Uemura dizem q é excelente!!!

    Bjsssssssss.

    ResponderExcluir
  4. Vou ficar de olho no Telecine e vou assistir, sim. Hahaha, não reparei na dentadura dele ahahha. Vou reparar.

    Esse curvex dizem mesmo é que tudo de bom, né?
    Mas é caro pra burro e só vende lá fora, até onde sei, então ainda não tive vontade de comprar.

    BJsss

    ResponderExcluir